O governo da Califórnia e a empresa de energia solar SunEdison trabalham no projeto de energia renovável na cidade de Fontana
A pequena cidade de Fontana, no estado da Califórnia, será endereço para casas cujo consumo de energia é nulo.
A SunEdison, multinacional especializada em tecnologia de energia solar fotovoltaica, anunciou que está fornecendo baterias íon-lítio para nove protótipos de casa na ensolarada Califórnia. Elas usarão apenas energia renovável para abastecer.
O projeto integra um plano maior estadual de ter novas construções que utilizem 100% de energia verde até o ano de 2020 e é liderado pelo consórcio sem fins lucrativos Electric Power Research Institute (EPRI), apoiado pela Comissão de Utilidades Públicas da Califórnia.
O consumo zero de energia significa que o total de energia usada por uma casa durante um ano é exatamente igual a quantidade de energia renovável criada por ela.
Segundo Ram Narayanamurthy, líder do EPRI, o consórcio está usando controles avançados e armazenamento de energia para administrar e distribuir as fazendas solares, cuja expectativa deve desempenhar um papel muito maior no futuro.
Além de novas casas cujo consumo de energia seja zero, o governo da Califórnia espera o mesmo para novos prédios comerciais até o ano de 2030.
A SunEdison informou que está fornecendo uma bateria de 5 kw para cada uma das casas. As baterias também conseguem segurar cinco kilowatts hora de capacidade, que devem manter a energia delas quando for noite ou sob condições climáticas ruins.
“É um projeto piloto e os custos estão baixando rapidamente devido às massivas economias que a indústria automotiva e de energia estão escalando na produção e manufatura de baterias”, disse um representante da SunEdison.
A empresa espera que o custo das baterias caia em 50% nos próximos anos, ele acrescentou. E a que pé está o projeto? Segundo a SunEdison, a construção das casas já começou.
Fonte: Da Redação – IGD News Service 18/09/2015